Internacional

Tipo: Cooperação de Pesquisa

 

Descrição da atividade:

O PPGBM está envolvido em projetos de cooperação internacional, por meio de agências nacionais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). No ano de 2015, por exemplo, docentes do Programa estabeleceram cooperação com instituições como a Universidade de Aveiro, Universidade de Nova Lisboa, Universidade do Port e Universidade de Lisboa, ambas de Portugal; Universidad de Camagüey "Ignacio Agramonte Loynaz”, de Cuba; Universidad de Castilla-La Mancha, de Toledo - Espanha, por meio de seu Departamento de Química Analítica; Instituto de Investigaciones Biomédicas de Barcelona (IIBB-CSIC), de Barcelona – Espanha; Leibniz Center for Tropical Marine Ecology (ZMT), de Bremen-Alemanha; Universidade Salford, de Manchester-Inglaterra; Target Discovery Institute, da Universidade de Oxford, do Reino Unido. Há ainda colaborações com individuais com pesquisadores vinculados a outras instituições.

Instituições envolvidas:

Universidade de Aveiro, Universidade de Nova Lisboa, Universidade do Port, Universidade de Lisboa, Universidad de Camagüey "Ignacio Agramonte Loynaz”, Universidad de Castilla-La Mancha, Instituto de Investigaciones Biomédicas de Barcelona, Universidade Salford, Universidade de Oxford.

  

Nacional

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa

 

Descrição da atividade:

O PPGBM tem mantido colaboração de longa data com o Hemocentro da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, e com o Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFPA).

Instituições envolvidas:

Hemocentro da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Tipo: Intercâmbio

 

Descrição da atividade:

No início de 2015, o PPGBM iniciou as atividades de um projeto aprovado pelo Edital 2013 do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD/CAPES), sob coordenação do Prof. Artur Silva, tendo como instituições parceiras a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Neste projeto estão sendo aprofundadas investigações em nosso modelo biológico de micro-organismo: a Corynebacterium pseudotuberculosis.

Instituições envolvidas:

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Bahia (UFBA).